quinta-feira, 10 de abril de 2014

'' O Pão da Mãe ''

Esta é uma Receita de um pão caseiro  que esta  inserido na minha história de vida, e na dos meus irmãos, e eu coloquei o nome dele de '' O pão da Mãe ''. Era o ano de 1971 , em uma Cidadezinha de nome de Presidente Epitácio do interior do Estado de São Paulo e que faz a Divisa do Estado de São Paulo com o Estado do Mato Grosso do Sul, ou seja ...Cidade Portuária e que é margeada pelo o grande Rio Paraná que é considerado o 7º maior Rio do Mundo em Extensão, Morávamos eu minha Mãe, meu Pai e mais cinco Irmãos e  me lembro que meu pai viaja em embarcações fluviais pelo Rio Paraná, pois ele era Piloto de Empresa  Privada de Barcos de Transporte  de Grãos e outros Produtos que vinham de outros estado
como: Paraná/ Mato Grosso do Sul e quase sempre não estava com a gente , pois passava mais tempo no grande  Rio Paraná viajando a trabalho. Acontece que minha  Saudosa Mãe fazia Pães Caseiros sempre em um dia de cada Semana, e era um Pão com uma Receita que já vinha de gerações e gerações da família dela e estes pães eram feitos manualmente e assados em fornos de Barros, que foram construidos em nosso quintal, e era o meu o Pai quem os construia para minha Mãe faze-los , e depois que minha Mãe os faziam ela deixava alguns para nós alimentar e punha alguns em um Saco Branco e distribuía para as Pessoas mais carentes  e conhecidas do nosso Bairro em Presidente Epitácio. Num dia destes, no dia 02 de Setembro do ano de 1971... ela ( minha mãe ) estava fazendo a massa  dos benditos Pães p/ nós e para distribuir para as pessoas carentes quando de repente teve um infarto fulminante e caiu longe da porta da cozinha vindo a falecer com a idade de 39 anos( muito jovem ) deixando órfãos eu ( Elson), Francisco, Antônia , Helena, Enivaldo, e a caçulinha  Lucinéia que estava a contar a idade de 9 meses e meu  Pai Antonio Francisco da Silva ( in memoriam ) que na época ficou viúvo com 42 anos de idade. A massa que havia ficado em cima da mesa, teve uma tia nossa de nome Maria, assim como o dela, que levou a massa para sua casa e terminou os Pães e fez  a mesma missão que a minha querida Mãe Maria sempre fazia. Eu , minha esposa e meus irmãos e boa parte de nossa família continuamos a fazer o saboroso Pão da Mãe até hoje e que ele siga de geração em geração para sempre dentro de nossa Família...Estas são as minhas pequenas lembranças em relação a minha saudosa Mãe...Os Pães da Mãe.
'' Receita do Pão Caseiro da Mãe ''
Maria Marques da Silva ( Minha Mãe/ In memoriam )

1º) Passo

- 4 Ovos
- 100 Gramas de Fermento Biológico de Padaria
- 1 Xícara de Açúcar
- 1 Colher de Chá de Sal
- 2 Xícaras de Leite Morno
- 1 Xícara de Óleo
- 1 Kg de Farinha de Trigo sem Fermento 

2º) Passo

Modo de Preparar no Liquidificador / Se usar uma Bacia de Alumínio fica igual e não vai alterar em nada.

- 1º) Coloque o Fermento no Liquidificador
- 2º) Coloque as 2 Xícaras de Leite Morno
- 3º) Coloque 1 Xícara de óleo
- 4º) Coloque 1 Xícara de Açúcar
- 5º) Coloque 1 Colher de Chá de Sal
- 6º) Coloque 4 Ovos com Claras e as Gemas Juntos.

3º) Passo

1º) Bater Todos os Ingredientes no Liquidificador por uns 5 Minutos até formar uma Massa Cremosa.
2º) Ir colocando o trigo e mexendo com uma colher, se for de Pau é Melhor, e Quando começar a engrossar continue a mexer só que agora usando as mãos , e pode usar uma mesa que seja lisa ou uma bancada de granizo desde que esteja higienizada e bem limpa , só jogar um pouco de farinha de trigo nela e jogar a massa e ir mexendo até ficar pronta e saberás que vai estar no ponto quando para de grudar nas Mãos. Em seguida de uma batidas na massa, jogando na bancada...Depois pegue um pano Branco e cubra a Massa e deixe assim descansando por umas 2 Horas.

4º) Passo

Preparação e Assadura dos Pães.( Ligue o Forno no comando do Botão Baixo )

1º) Prepare uma Forma Grande e unte -a com óleo.
2º) Abra bem a Massa em Vários Pedaços no tamanho Médio de uma Baguete ou Pão Francês , a seguir enrole-os no tamanho ou formato que achar mais viável e vai dispondo dentro da Forma Mantendo uma Distância de uns 8 cm de uns para os outros e Ponha a Forma no Forno, e Deixe-os assando por uns 25 Minutos e neste tempo de 25 Minutos de  assadura, não Abra de jeito nenhum o Forno e se tiver que olhar , use só a luz do forno sem abri-lo e olhe só pelo Vidro do Fogão. Depois que der este tempo desligue e deixe por mais uns 5 Minutos dentro do Forno só depois disso Retire...Pegue um copo americano com água e açúcar e de umas pinceladas nas partes de cima dos Pães e pode por se quiser coco ralado como cobertura,gergelim ou gema de ovos com açúcar ou algum creme desde que não encharque muito os Pães e em seguida retorne os  para o Forno baixo para dourar a cobertura por mais uns 5 minutos...
Finalize retirando do Forno os Pães e espere resfriar para tirar da forma , se não os Pães se quebram.
Rende uma Quantidade de 8 a 10 Pães Tamanhos Grandes.
  
Esta é uma Foto do Pão da Mãe , feito pela minha esposa Mary.

























Autor: Elson Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário