quarta-feira, 20 de agosto de 2014

'' Plantas que Curam: Tosse : Xarope de Gengibre,Casca de Laranja, Pau de Jatobá e Mel ''

Nada é mais chato e irritante do que tossir e não ter o controle sobre a mesma, principalmente quando esta tosse é em público e pior ainda quando é no setor de trabalho. Bem, eu estive durante um certo tempo com uma tossinha ( isto mesmo ) super - chata que muito me incomodava e tenho a plena certeza que as pessoas que estavam próximas de mim também. Tomava xaropes e nada, balinhas e nada... Depois de tanto tossir e já estar de bode, irritado e tonto, parti para  o uso das ervas medicinais e naturais caseiras, que tanto os meus antepassados já usaram e até nos curavam de vários males oriundos das doenças físicas e espirituais  e principalmente quando nós éramos crianças.
Fui buscar lá atrás uma receita da minha querida e saudosa avó Crespina( in memória ).
Uma receita que resolveu a minha bendita tosse e de pessoas que me pedem o bom e velho xarope caseiro da vovó.

Xarope Caseiro para a Tosse:

1º) Pegar um pedaço de gengibre de +- 200 gramas  cortar bem fininho em rodelas e reservar.
2º) Tirar a casca de uma laranja inteira que esteja bem verde e reservar só a casca.
3º) Pegar um pedaço da madeira de pau de jatobá ou comprar um fruta e retirar a casca e reservar
4º) Pegar uma xicara de mel natural de abelha jatai ou europas e reservar.
5º) Pegar 5 xicaras de açúcar e reservar.
6º) Um litro de água potável.

Modo de Preparar:

1º) Levar o litro de água ao fogo e assim que começar a ferver, acrescente o gengibre , as cascas da laranja, o pau ou casca do jatobá e deixe ferver até ficar com uma cor bem vermelha e vai usar uma peneira para coar e depois de coado volte a  panela para o fogo e vai acrescentado o açúcar e mexendo com uma colher grande ( se for colher de pau melhor, que não vai oxidar a mistura do xarope ) e vai mexendo até sentir que esta engrossando e dando um caldo de xarope...abaixe o fogo e lentamente vai despejando o mel e sempre mexendo e vai perceber que vai estar no ponto quando estiver quase grudando na colher de pau...deixe em fogo baixo e tampe a panela e uns 10 minutos depois desligue o fogo e só destampe a panela quando for passar para um litro e se passar morno melhor ainda pois mantém o aroma vivo das ervas do xarope... tampe o litro ou a garrafa com uma rolha , pois é melhor para não oxidar a boca das mesmas.

Tomar 01 colher de sopa do xarope caseiro de manha em jejum e após o almoço e antes de deitar .
se por acaso vir a tossir em lugares e horas indesejadas , tome uma colher do xarope  que a tosse cessa.
Autor: Elson da Silva
Fonte: Vovó Crespina




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário