quarta-feira, 4 de junho de 2014

" Presidente Epitácio: sua História minha Vida "


Mapa sobre Pres.Epitácio - SP


Página Principal » INSTITUCIONAL » O Campus » Sobre Presidente Epitácio
Localização de Presidente Epitácio no mapa de SP
HISTÓRIA
A história de Presidente Epitácio teve origem na necessidade, no início do século XX, da construção de uma estrada de rodagem que ligasse o trecho compreendido entre o “sertão desconhecido” e desabitado desta parte do Estado de São Paulo, com o sul de Mato Grosso (atual Mato Grosso do Sul).
Francisco Tibiriçá recebeu a concessão para executar essa obra, associando-se a Arthur de Aguiar Diederichsen. Os preparativos são realizados e no dia 1º de janeiro de 1907, Francisco Whitaker fundou, na margem paulista do Rio Paraná, o Porto Tibiriçá, célula inicial de Presidente Epitácio. A Diederichsen & Tibiriçá, depois Companhia de Viação São Paulo – Mato Grosso (CVSPMG) desbravou e construiu a Estrada Boiadeira. Porto Tibiriçá ganhou forte impulso e ao seu redor nasceu um patrimônio batizado de Vila Tibiriçá.
O local progrediu e, nas imediações do Porto Tibiriçá, surgiu a vila que nascia para ser Presidente Epitácio. É que o vilarejo possuía comércio variado, havia lotes à venda, coisas que faltavam na Vila Tibiriçá. Explica-se assim a razão pela qual Presidente Epitácio foi vila, distrito e município, mesmo tendo iniciado mais ou menos 10 anos depois de Porto Tibiriçá, que na realidade nascera porto, seguindo seu destino como parte integrante e indissociável de Presidente Epitácio. Na Vila Tibiriçá existia toda uma estrutura voltada para a manutenção, abastecimento e estadia das embarcações. O movimento principal, que era o embarque e desembarque de passageiros, carga e descarga das embarcações, logo passou a ser do porto de Epitácio, o qual tinha mais crescido e estava localizado junto aos trilhos da estrada de ferro.
Administração Municipal.


 Novo Cais do Porto
Distrito criado com a denominação de Presidente Epitácio, pela Lei nº 2571, de 13/01/1936, subordinado ao município de Presidente Venceslau. Em divisões territoriais datadas de 31/12/1936 e 31/12/1937, o distrito de Presidente Epitácio figura no município de Presidente Venceslau. Assim permanecendo no quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943. Elevado à categoria de município com a denominação de Presidente Epitácio, pela Lei Estadual nº 233, de 24/12/1948, desmembrado do município de Presidente Venceslau. Sede no antigo distrito de Presidente Epitácio. Constituído do distrito sede. Instalado em dia 27/03/1949. Em divisão territorial datada de 01/07/1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 01/07/1983. Pela Lei Estadual nº 4954, de 27/12/1985, é criado o distrito de Campinal e anexado ao município de Presidente Epitácio. Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído de 2 distritos: Presidente Epitácio e Campinal. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Pte Maurício Joppert.
que liga SP com o MS
ESTÂNCIA TURÍSTICA
Presidente Epitácio é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado, para a promoção do turismo regional, e além disso, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.


Sobre Pres. Epitácio

GEOGRAFIA
Área: 1285,2 km²
DEMOGRAFIA
Dados do Censo (2000)
População total: 39.298
Urbana: 36.355Rural: 2.943
Homens: 14.564
Mulheres: 14.734
Densidade demográfica (hab./km²): 30,66
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 22,24
Expectativa de vida (anos): 68,13
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,08
Taxa de alfabetização: 90,01%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,766
IDH-M Renda: 0,720
IDH-M Longevidade: 0,719
IDH-M Educação: 0,860
ACESSO
-> Hidrografia
Rio Paraná
Terminal Intermodal Presidente Epitácio
Rio Santo Anastácio
-> Aeroporto Estadual de Presidente Epitácio/Geraldo Moacir Bordon (código ICAO: SDEP; pista asfaltada, 1.340m x 18m; designação da cabeceira: 05/23; apenas vôo visual (VFR); sem iluminação noturna; sem auxílio rádio)
-> Rodovia SP-270/Raposo Tavares
(liga a cidade de São Paulo até Presidente Epitácio na divisa com Mato Grosso do Sul)
-> Ponte Mauricio Joppert da Silva
(liga o estado de Mato Grosso do Sul ao estado de São Paulo)
FONTE:
IBGE
Prefeitura Municipal de Presidente Epitácio
Wikipédia


« « Missão   ALUNO » »

Nenhum comentário:

Postar um comentário