quarta-feira, 16 de julho de 2014

'' Quando o canto da Ema não é um canto, e sim um choro ''

Uso este  titulo parafraseado para determinar e desmitificar uma situação recente e ainda fresca na memória de todos nós Brasileiros.
A nossa história recente sempre nos mostrou para o mundo como um povo que respirava e respira a cultura do futebol e do samba, e modéstia a parte bem representado pelos meus irmãos tupiniquins.
Mais recentemente foi elaborado um planejamento governamental a toque de caixa no famoso jeitinho Brasileiro para se realizar a maior e melhor copa do mundo em nosso país. Ocorre que as coisas começaram a dar errada a partir do momento em que ao se perceber que outra vez os financiamentos para as obras mirabolantes iriam sair dos cofres públicos, os ditos manifestantes de plantão mostraram suas caras e suas malezas. O povo verdadeiramente sabendo, que haveriam gastos com este gigantesco evento chamado de copa do mundo de futebol, mais que depressa se mobilizou através de sindicatos, instituições publicas e particulares e foi as ruas com faixas e palavras de ordem, contra o desmando do governo que anda na contra mão do que é mais importante para a população, como saúde, segurança, educação, transportes, empregos e dignidade.
Foi gastos mais de 40 bilhões de reais diretamente e mais ou menos indiretamente o dobro deste valor e ficou sim, um grande legado em termos de obras construídas como estádios e obras viárias nos entornos dos mesmos, principalmente nas grandes capitais, só que também ficará para os estados menos populosos como norte/nordeste/centro oeste estas obras suntuosas que já se auto - denominam elefantes brancos.
No final do evento propriamente dito dentro do Brasil, fica uma pergunta em relação aos prós e contras na somatória geral, o que se aprendeu, o que deve ser e não ser mais feito em se tratando de obras públicas aonde as verbas provém como sempre dos cofres públicos... ou será que não estamos sabendo que em 2016 também haverá uma olimpíada em nosso País, e que os gastos com infraestruturas e obras estão a consumir mais uma exorbitante cifra do dinheiro público, que poderia e deveria ser direcionado para bens de consumo em prol do nosso Povo? Eu acho que seria o mais correto e humano... estamos vivendo de festas e fazendo mais festas para o Mundo e se esquecendo que é tão igual como a  uma festa que fazemos em nossas casas, em que as visitas comem , bebem e até dormem e depois vão se embora todos alegres e satisfeitos ou as vezes insatisfeitos, apesar da cordialidade de anfitrião dada a eles, só que sendo pessoas físicas a conta é feita antes e vê o que da ou não da para servir ou oferecer para os convidados e no final se paga com o cartão... só que no governo quando o dinheiro é publico não existe controle e sim ...quanto mais se gasta, mais se ganha....E no final da copa Mundo, depois de uma campanha medíocre na qual em 2 jogos tomamos 10 gols e ficamos todos nós, com um sorriso amarelado e verde um estampado no rosto e só nos sobrou um céu azul anil, igual as cores da nossa Bandeira e o canto do emocionante Hino Nacional Brasileiro que nos orgulha e nos emociona, e ao mesmo tempo nos faz chorar e por muito e muitos tempo estaremos amarelados e murchos , e sabendo que estamos perdemos nossas raízes e entrando em um caminho nebuloso dado pelos nossos próprios erros... Que vergonha Brasil!!!

'' Quando a gente cai, não devemos achar que é vergonhoso se foi por uma justa causa, errado é não se levantar ''   

Autor: Elson da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário